Livros / Resenhas

Resenha: Um verão dentro do inverno

Título: Um verão dentro do inverno
Autora: Nara Nalú
Editora: Chiado
Ano: 2017

Sinopse:
” Enquanto Yvia aguardava presa em um porão escuro a vida ia acontecendo em outros lugares onde os horrores da guerra ainda não haviam chegado. O sol nascia lentamente, manso e acolhedor e ia tornando-se impetuoso, indômito, inabalável, alcançando a todos indistintamente. Enquanto aquecia ia aflorando as mais diferentes e profundas emoções. Senhor absoluto do tempo, cruzando o céu e até refugiar-se na quietude da noite. Cumpria sua travessia sob a qual tudo acontece e onde a vida se faz, doce, simples, selvagem.
Os mentores e articuladores da guerra eram os mesmos que apagavam sonhos e tomavam decisões modificando vidas e transformando histórias. Histórias que carregam culpas e buscam por uma absolvição que talvez nunca chegará. Tudo acontecia sob este mesmo sol tão isento, tão justo, desapaixonado e por isso honesto. As primeiras luzes do dia começavam a surgir. Era hora de sair. Encarar a vida ou a morte. Não tinha escolha. A vida não lhe permitia isso nesse momento. Enfrentaria tudo o que o futuro e o destino lhe reservava.”
Comprei este livro quando fui na Bienal do livro aqui de São Paulo, em Agosto de 2018. Foi o quinto livro que li nesse início de ano de 2019, e simplesmente me encantei com ele.

A história começa no ano de 1936, em Stalingrado, na Rússia. Conta a história da família de Yvia, um jovem moça que tem muitos planos e sonhos para sua vida. E apesar de se passar no período da Segunda Guerra Mundial, não é um livro com teorias sobre o que aconteceu. A autora simplesmente coloca de uma forma que emociona, encanta e faz com que você queira ler cada vez mais para saber o que aconteceu.

Confesso, que após ler esse livro comecei a pensar mais na vida e em como temos vivido nos dias atuais, comparando com o que era antigamente. Imagino o sofrimento que muitas famílias passaram durante esse período, como foi difícil. Fico imaginando que se hoje as pessoas não se importam umas com as outras, imagina nessa era apocalíptica que foi a Guerra, que realmente ninguém se importava com ninguém, queria apenas sobreviver. Que triste!

Enfim, esse é um livro que eu indico muito para quem quer uma história emocionante e que prenda a atenção. Vale muito a pena! ❤

Anúncios

Um comentário em “Resenha: Um verão dentro do inverno”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s