Lifestyle

Dia Mundial do Rádio (13 de fevereiro)

E quem nunca imaginou que um dia a rádio iria acabar? Ainda mais com o avanço da tecnologia e da internet. Porém, muito pelo contrário, o rádio vem se tornando cada vez mais forte, se adaptando ao meio digital.
O rádio é aquele meio de comunicação que entretém e é informativo ao mesmo tempo. Enquanto você está no trânsito, por exemplo, ele te distrai e, também te informa sobre as áreas que tem mais trânsito. A rádio já acompanhou tantos momentos históricos do mundo todo, um aparelho que, no Brasil, fizeram sua primeira transmissão oficial em 1922, no Rio de Janeiro, em comemoração da Independência do Brasil. Porém, em diversos outros países, já haviam estações de rádio com programações regulares.
A partir de então, começou a se tornar um meio muito importante, em que antigamente, as pessoas se juntavam na sala, para ficar ouvindo as notícias, ou até mesmo a rádio novela.
O que eu acho mais incrível, é que o Rádio é um meio de comunicação “imaginativo”, você não precisa de imagens para saber o que está acontecendo, apenas com efeitos sonoros uma voz, já da pra saber sobre o que se trata, além de, cada pessoa imaginar de uma maneira diferente. Não é incrível? Se coloca uma música de fundo mais “séria”, se faz um programa jornalístico. Agora, se colocarmos uma música mais animada, da pra fazer um programa mais descontraído. Maravilhoso!

E neste dia, 13 de fevereiro, dia Mundial do Rádio, a UNESCO está fazendo uma campanha com o tema “Diálogo, tolerância e paz“. Eles estão apoiando algumas estações de rádio, para que aquelas mulheres, por exemplo, de áreas mais rurais, em que seu único meio de comunicação é o Rádio, possam ter acesso aos debates públicos, até mesmo sobre assuntos que são deixados de lado, como criação de seus filhos, casamentos forçados, etc.
Tem uma frase que eu gostei muito, da UNESCO: “Os desafios que nós enfrentamos – seja a mudança climática, os conflitos ou a ascensão de visões de mundo divergentes – dependem cada vez mais da nossa habilidade de dialogar com os outros e de encontrar soluções conjuntas.

Feliz dia Mundial do Rádio! E que cada vez mais, esse meio de comunicação traga sabedoria, informação, entretenimento e muito mais. ❤


Fonte: http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/about-this-office/single-view/news/dialogue_tolerance_and_peace_to_celebrate_the_world_radio_d/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s