Contos

A vida está passando enquanto você só olha o celular!

O celular desperta, Pedro acorda, desliga o alarme e já abre o Instagram para ver quais as novidades que ocorreram durante a madrugada. Fica uns quinze minutos só rolando o feed, até que levanta e vai ao banheiro escovar os dentes. Depois que se veste, vai até a cozinha tomar o café e, sempre com o celular na mão. Enquanto toma seu café com leite, está, dessa vez, passando pelas postagens do Facebook. Com isso, seu café demora uns vinte minutos.

Pedro percebe que está atrasado para pegar o ônibus, sai correndo com sua mochila e seu fone de ouvido. Para no ponto, o ônibus ainda não chegou e, o que ele faz? Tira seu smartphone do bolso para ver o que estão falando nos grupos de WhatsApp e, fica lendo enquanto espera o próximo ônibus passar. Assim que o transporte para ao lado dele, depois que uma outra pessoa deu sinal, já que ele nem viu o ônibus chegando, ele entra, encosta em um lugar vazio, e lá ele fica, uma hora de olho no celular, outra hora no ponto que tem que descer. Enquanto isso, ao seu redor, passaram diversas pessoas, alta, baixa, loiras, morenas, ruivas, com cabelo azul, brancos, negros, asiáticos, crianças, grávidas, idosos, uma pessoa diferente da outra, mas ele não viu, absolutamente, nenhuma. Era como se ele estivesse sozinho ali naquele ônibus, só esperando o tempo passar para que ele descesse e chegasse no trabalho.

Ao descer do ônibus, ele ainda tem que caminhar dois quarteirões. Ainda com o aparelho na mão, ao atravessar a rua, não vê que está vindo carro e é quase atropelado. Ele toma um susto com a buzina do Pálio Preto vindo em sua direção e para, antes mesmo de continuar a atravessar. O cara do Pálio passa gritando “moleque burro, olha por onde anda!”, mas Pedro nem liga. Continua andando e olhando para a pequena tela em sua mão.

Chega no serviço e já logo coloca seu celular para carregar, afinal, não largou o aparelho desde a hora em que acordou, que bateria é essa que dura horas sem nem um descanso? Faz seu trabalho e, a cada dez minutos vê se não chegou uma notificação nova, e quando vê algo, vai logo responder. Seja importante ou inútil, sendo que na maioria das vezes é inútil.

O dia vai passando e, ele segue assim. Mal vê as pessoas ao seu redor, mal fala com elas. Na hora do almoço, não consegue acompanhar seus colegas ao restaurante, já que não prestou atenção na hora em que chamaram ele. Mas, mesmo assim, não almoça sozinho, afinal, está com seus amigos no WhatsApp, né? Passa o dia inteiro assim, um olho no trabalho, o outro no celular. Na volta pra casa é a mesma coisa.

Chega em casa, se esparrama no sofá e vê algum vídeo no Youtube. Depois de uma hora, toma um banho, janta vendo seu perfil no Facebook. Deita na cama e, fica mais horas falando em grupos, vendo vídeos, stories do Instagram e mais um monte de coisas. Quando vai ver, já são três horas da manhã e no dia seguinte, tem que acordar cedo.

É, Pedro! Sua vida está passando à sua volta, e você nem ao menos está se interessando por ela. Cuidado!


Você já parou pra pensar quantas horas por dia, ficamos no celular fazendo vários “nadas”? Quantas coisas poderíamos estar fazendo, produzindo, crescendo, no tempo em que ficamos conectados nesses pequenos aparelhos eletrônicos? As famosas redes sociais são o maior desastre da sociedade moderna, essa é a verdade. Ao mesmo tempo em que uma rede social é útil para trabalho, ela é também, totalmente inútil com informações muito desnecessárias.
Temos que tomar cuidado com o tanto de tempo que passamos em redes sociais, para não perdermos o foco da vida. Daqui a pouco, sua vida já passou e você nem sequer deu um “tchauzinho” pra ela. Está na hora de rever o que é prioridade na vida, antes que aquela oportunidade maravilhosa passe e, você nem ao menos tentou alcançá-la.

Anúncios

3 comentários em “A vida está passando enquanto você só olha o celular!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s