Lifestyle

Não tenho tempo!

“Não tenho tempo para estudar, trabalho muito”.

“Não tenho tempo pra cuidar da minha saúde, meu dia é muito corrido”.

“Não tenho tempo pra isso..”

“Não tenho tempo pra aquilo..”

Sério, ultimamente tenho me irritado muito com esse tipo de frase. Porque sinceramente, quem fala que não tem tempo pra nada, está inventando uma desculpa para não fazer nada. Quer ver? Vamos fazer as contas:
Em uma semana, temos 168 horas, certo? Vamos supor que dormimos as 8 horas por dia que são recomendadas, ou seja, na semana, gastamos 56 horas dormindo. Um trabalho normal, gastamos 40 horas semanais trabalhando. E aí, vamos colocar que pra cuidar da saúde, gastamos pelo menos 1 hora por dia fazendo exercícios, ou seja, por semana são 7 horas se exercitando. E vamos supor que gastamos 2 horas por dia com refeições, isso dá 14 horas por semana.

168 horas/semana
56 horas dormindo
40 horas trabalhando
7 horas exercitando
14 horas para refeições
=
51 horas livres por semana

Resumindo, pra uma vida com as necessidades básicas, das 168 horas semanais, sobram 51 horas livres. O que você fica fazendo nesse tempo? Dá muito bem para aproveitar todo o tempo das 24 horas de um dia. Dá para aproveitar e ainda sobra tempo para se divertir, relaxar, aproveitar a vida. Tranquilamente!
Dá para estudar ou ler um livro 1 hora por dia, isso dá 7 horas na semana, ainda sobram 44 horas para se divertir. O que, na verdade, se estamos sempre fazendo aquilo que gostamos, estamos nos divertindo o tempo todo. Pois é, não acredita? Então vou contar como foi uma quinta-feira minha:

Acordei 6 horas da manhã, tomei café da manhã. Umas 6h30 escrevi algo para o blog e já deixei programado para postagem. 7h da manhã eu resolvi fazer minha unha, porque estava um caos completo. 7h30 terminei minha unha e comecei a me arrumar. 8h dei o remédio do meu cachorro e sai para pegar o ônibus.
O ônibus passou era umas 8h10, o trajeto que levo até o trabalho demora em torno de 30 minutos. Nesse tempo, aproveitei para terminar um livro, que faltava umas 15 páginas. Desci e caminhei até o trabalho, que dá umas 5 quadras.
Trabalhei das 9h até as 18h, só parei uns 30 minutos para almoçar e depois mais 30 minutos para comer algo de tarde. Fiz tudo o que tinha que ser feito no dia, ao mesmo tempo em que parávamos alguns minutos para conversar e dar boas risadas. Sai às 18h e fui pegar o ônibus de volta para casa. No caminho de volta, li outro livro sobre como ter alta performance na vida.
Cheguei em casa umas 19h, comi alguma coisa e me troquei para ir à academia. Desci para malhar umas 19h40. Fiz um treino de uma hora, mais ou menos. Cheguei em casa, tomei um banho e resolvi estudar um pouco, afinal conhecimento nunca é demais. Parei umas 22h, para jantar e depois deitar para dormir. E antes de dormir ainda assisti um episódio de uma série.
Ou seja, consegui fazer tudo o que tinha planejado, e entre uma atividade e outra, conseguia parar para respirar um pouco, descansar a mente e relaxar. Afinal, eu sei que tudo só depende de mim mesma.

É muito fácil realizar várias tarefas e fazer o tempo render bastante. É só ter disciplina, foco e, principalmente, planejamento. Basta querer e estar disposto!
Temos tempo o suficiente para fazer muita coisa. Temos tempo de ver nossos amigos. Temos tempo de se divertir, pegar uma piscina de vez em quando. Temos tempo de tomar aquela cervejinha na sexta ou no final de semana. Temos tempo de aprender, de ganhar nosso dinheiro. Tempo temos de sobra.
O que não podemos, é começar a segunda já pensando no final de semana. Ou então, o tempo inteiro ficar bebendo, enchendo a cara, e só pensar nisso as 24 horas do dia. Ficar o dia inteiro reclamando que só sabe trabalhar e não sobra tempo pra nada, ai chega em casa e dorme 11 horas direto. Isso sim é você estar criando desculpas para não viver. Apenas isso!

Tempo nós temos, o que precisamos valorizar são nossas prioridades. O que é prioridade para você? O que você está fazendo com as 44 horas livres do seu dia? Não as jogue no lixo. Pense bem no que está fazendo com a sua vida!

Anúncios

Um comentário em “Não tenho tempo!”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s